quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Porque eu odeio o criança esperança





O programa “criança esperança” comemorou ontem 25 anos da sua existência irritante. Quando eu era moleque, eu já sentia um ódio profundo em ver aquele programa estúpido passar na TV, e mesmo gostando dos trapalhões, eu tinha raiva do Didi (Renato Aragão) e ficava puto ao ver sua cara enrugada e sem graça naquele programinha de merda. Depois que eu fui crescendo, eu fui entendendo que havia um motivo maior para odiar aquela merda, e fiquei muito feliz ao saber que desde moleque, eu já sabia instintivamente o que era ruim.

POR QUÊ  eu o  odeio? Simples. Pra começar, porque é da rede Globo. Segundo porque é um programa repleto de hipocrisia do começo ao fim. Terceiro, porque é sem propósito. Mas, tenha calma, meu amigo telespectador de Faustão e Gugu Liberato, vou lhe colocar a par da MINHA OPINIÃO:

O propósito do programa é arrecadar dinheiro para criancinhas, certo? Tá, então me diz aí, sabichão, pra que fazer uma merda dum programa estúpido, de orçamento multimilionário, exibido em horário nobre (SÁBADO após a novelinha das 8)? Não pensou nisso né? Já se deu conta da quantidade de dinheiro gasto naquela estrutura de palco e som gigantesca, com todos aqueles artistas fazendo sei lá o que, a filmagem, e sem contar com os cantores de merda que participam? Tu acha que é de graça fazer aquilo? Não, caro cuzão, nada é de graça ali. Alguém pode querer argumentar que os cantorezinhos de sucesso que participam do programa não cobram cachê, embora eu ache que na prática, não seja bem por aí (leia mais adiante), e ainda assim, é irrelevante em comparação ao custo de um programa daquele.  Ora, porra, se o propósito todo do programa é ajudar as criancinhas, porque eles não pegam a porra do dinheiro todo que eles gastam com aquele programa seboso, e doam diretamente para instituições de caridade? Por que eles tem que criar aquilo tudo? É aí que entra a questão da hipocrisia e de toda a moral da coisa: VENDER UMA IMAGEM.

Considere as seguintes situações:

1- Se a rede globo não arrecadasse dinheiro algum, apenas pegasse esse dinheiro todo gasto com o programa televisivo, e o desse diretamente para instituições que precisam, não ficaria estampado na mídia e na cara de todo mundo que a “globo é boazinha”, ficaria ? Lógico que não. Provavelmente iria sair alguma reportagem em algum jornal, ou site de notícias, mas o público padrão e desinformado nunca iria saber de nada disso. 

2- Se a rede globo fizesse a campanha, arrecadasse o dinheiro, e apenas fizesse um programa simples e sério, sem artistas ou palhaços, tipo uma mesa redonda discutindo e comentando sobre quanto eles arrecadaram, e pra quem tanto será doado, não iria ser possível ganhar rios de dinheiro direta ou indiretamente com patrocínios, propagandas ou o caralho a quatro. Ou você acha que Sra. Piriguete Sangalo, por exemplo, canta de graça no criança esperança porque ela é muito legal? Ou não seria porque, na verdade o empresário dela viu que é uma boa manobra de marketing para a imagem dela? Ainda mais agora que ela se tornou mãe? Mais ainda, se você pensar bem, toda gravadora, ou empresário de algum artista desses, tem a mesma visão. Mas, será que têm espaço para TODOS eles serem bons samaritanos no criança esperança? Com certeza há alguma prioridade, alguma “seleção”, digamos assim. E, com certeza, têm DINHEIRO envolvido. Provavelmente para a rede Globo, que está, na verdade, vendendo uma oportunidade única para artista X ou Y mostrar que é bonzinho e quer o bem das crianças.
O problema, caro cheirador de cola, é que, quando mega-empresas (ou burgueses da HIGH-SOCIETY) praticam caridade, é igual a quando você come uma mulher estupidamente gostosa: você TEM que falar pra todo mundo, senão, não aconteceu. A diferença é que comer mulher gostosa e falar pra todo mundo, só serve para sua auto-afirmação de bosta, e no caso da caridade, existem vantagen$ financeira$. Por isso que o Criança Lambança não pode ser substituído por um programa mais sério com o que eu considerei acima.
É igual a um comercial antigo(meados de 2000), em que Ronaldinho (fenômeno, eu acho) participou, e a propaganda deixava estampada que ele não tinha cobrado cachê. PORRA, não tem pra quê colocar isso na propaganda!  ESSA MERDA de comercial girou todo em torno de o Ronaldo ele ser uma puta duma alma caridosa e não da mensagem original da mesma - tanto que eu não me lembro exatamente do que se tratava o comercial, eu acho que era em relação à vacinação contra Pólio, ou algo do tipo.

Para concluir: se você, bom samaritano, quer ajudar alguém, procure uma instituição próxima de você, como alguma ONG da sua cidade, ou até alguém da SUA FAMÍLIA. Vá no interior ajudar a população carente, vá levar presentes ou se vestir de palhaço piroquinha para crianças com câncer no hospital, EU GARANTO, você estará fazendo muito mais. Se você for preguiçoso demais pra isso, e quiser fazer alguma caridade que não envolva gastar seu precioso tempo, como dar um telefonema pro Criança Esperança, então, me dá uma ligada pra eu dar o número da minha conta bancária, pra assim me fazer um pouco mais feliz. Já que você vai rasgar dinheiro mesmo, que seja pra fazer ALGUÉM feliz (eu).

Para os putinhos politicamente corretos de plantão: eu até ACREDITO que existam saldos positivos do criança lambança, mas eu não ACREDITO que não passe de uma BELA falcatrua. Existem umas mensagens rolando na internet dizendo que a globo lucra com vantagens fiscais, e blábláblá e tal, mas aparentemente é tudo balela, não passa de corrente de email.




ZABE
Por REIDAVERDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário